Eleição presidencial deve ir para o 2º turno, diz pesquisa
De acordo com o agregador de pesquisas JOTA, ex-presidente Lula tem 10,8% de chance de ganhar o pleito ainda no 1º turno
De acordo com levantamento do agregador de pesquisas JOTA, cresceu a probabilidade de que a eleição presidencial deste ano vá para o 2º turno. A pesquisa, divulgada nesta segunda-feira (7), aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem 10,8% de probabilidade de vencer no 1º turno. O percentual é cinco pontos menor do que as estimativas anteriores.
Em seu site oficial, a plataforma informa ainda que “a equipe de comunicação do ex-presidente analisou dados de pesquisas qualitativas e está incumbida de trazer a pauta econômica para a linha de frente da pré-campanha”. Os novos resultados são associados à intimação feita pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, para depoimento do presidente Jair Bolsonaro à Polícia Federal.
A ação voltou a estremecer as relações entre os poderes Executivo e Judiciário. Moraes, inclusive, presidirá a corte eleitoral durante o pleito de outubro.
O agregador de pesquisas do JOTA é uma ferramenta que conta com modelo estatístico próprio para agregar mais de 600 pesquisas de opinião conduzidas no país nos últimos 34 anos, comparando 11 governos e 8 presidentes. Cada instituto de pesquisa tem seu próprio método de seleção, coleta e análise das respostas, mas o JOTA possui um modelo estatístico de agregação, que possibilita a comparação de diferentes estudos.