Reprovação de Bolsonaro dispara a 61% no Nordeste

O presidente vem chamando os nordestinos de 'pau-de-arara', 'cabeçudo' e 'arataca' desde a semana passada

qua, 09/02/2022 - 10:58
Chico Peixoto/LeiaJá Imagens/Reprodução Bolsonaro em Pernambuco Chico Peixoto/LeiaJá Imagens/Reprodução

 A avaliação do presidente Jair Bolsonaro (PL) despencou cinco pontos percentuais no Nordeste após ele voltar a se referir à população da região como 'pau-de-arara'. Divulgada nesta quarta-feira (9), a pesquisa Quaest/Genial apontou que 61% dos eleitores dos nove estados são contra o mandatário.



Apesar da visita nessa terça (8) para entregar obras da transposição do Rio São Francisco e reencontrar o eleitorado, esta é a pior marca do presidente na região. O gestor só tem o apoio de 16% dos eleitores, exibiu o levantamento.



Durante a passagem, Bolsonaro reforçou o tom de brincadeira em sua fala e voltou a descrever os nordestinos como 'pau-de-arara', 'cabeçudo' e 'arataca', termos pejorativos e reconhecidamente xenofóbicos.



O Sul dá seguimento aos maiores índices de desaprovação com 49%, enquanto o Norte e o Sudeste apontam para 48% e 47%, respectivamente. Dessas três regiões, a Norte obteve a maior avaliação positiva à atual gestão, com 25%.



A menor taxa de rejeição vem do Centro-Oeste, que marcou 42% de reprovação. Em todo o Brasil, Bolsonaro amarga desaprovação de 51%, conforme a pesquisa.



O estudo foi feito por meio de entrevistas presenciais com dois mil eleitores das 27 unidades federativas, entre os dias 3 e 6 de fevereiro. Com 95% de confiança, a margem de erro é de dois pontos percentuais.

COMENTÁRIOS dos leitores