Recife reduz 96% de casos de dengue, Zika e chikungunya

Segundo levantamento, não registro de óbitos na cidade até o momento

sex, 18/02/2022 - 15:52
Pixabay Mosquito aedes aegypti Pixabay

 O Recife registrou, queda de 96% em casos confirmados de arboviroses, se comparado ao mesmo período do ano passado. Na semana Epidemiológica (SE) 5, que vai de 30 de janeiro a 5 de fevereiro de 2022, a cidade registrou apenas quatro casos de dengue e quatro de chikungunya, e nenhuma de Zika. Ano passado, na mesma semana, havia 18 casos de dengue, 93 de chikungunya e nenhum de Zika.  Até o momento não há registros de óbitos por arboviroses na capital pernambucana. 75% dos casos confirmados na SE 5 2022, foram de pessoas  na faixa etária de 20 a 39 anos. 

A secretária executiva de Vigilância em Saúde do Recife, Marcella Abath, defendeu a importância de manter as medidas de prevenção, para eliminar os mosquitos de suas casas. "Apesar da redução nos números, que é fruto da seriedade com que a Prefeitura do Recife e a Secretaria de Saúde têm enfrentado as arboviroses, a população não pode se descuidar e precisa se esforçar para eliminar os focos de mosquito em suas casas, já que mais de 80% deles são encontrados dentro das residências”. 

Como forma de prevenir e eliminar o mosquito, a cidade conta com os agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces), onde os  profissionais verificam em residências se há existência de criadouros do mosquito Aedes aegypti, eliminam focos e aplicam larvicida biológico nos depósitos de água. Os agentes também ensinam a população a prevenir as arboviroses mais comuns, como dengue, chikungunya e zika, além de outras doenças. 

Recife também conta com a ferramenta ‘Bora se Cuidar contra o Mosquito’, lançada em junho de 2021. Ela é feita para que moradores possam denunciar possíveis focos da doença e também pode incluir fotos do possível criadouro. A ferramenta se encontra dentro do site ou aplicativo Conecta Recife.  

COMENTÁRIOS dos leitores