PE: vices assumem Prefeituras de olho nas urnas em 2024

Com a saída dos titulares para concorrer ao Governo, Jaboatão dos Guararapes, Petrolina e Caruaru serão comandados até 2024 por seus vices, agora prefeitos

sex, 01/04/2022 - 14:10

Com a entrega do mandato dos prefeitos de Jaboatão dos Guararapes, Petrolina e Caruaru, seus vices foram empossados até 2024 com a missão de dar continuidade as gestões reeleitas com uma boa avaliação. O fim do prazo para a desincompatibilização eleitoral vai servir para os vices como início da consolidação das suas próprias carreiras. 

Na corrida pelo Governo de Pernambuco, os prefeitos Anderson Ferreira (PL), Miguel Coelho (União) e Raquel Lyra (PSDB) entregaram nesta semana o comando do executivo municipal a Luiz Medeiros, Simão Durando Filho e Rodrigo Pinheiro, respectivamente. Os novos prefeitos dividem a novidade de serem titulares em cargos eletivos e a confiança dos antecessores após seis anos de atuação conjunta.  

Para o mestre em Ciências Políticas Caio Santos Griot, os vices herdaram "um local extremamente confortável".

"A melhor coisa para quem assume uma vaga assim é manter a popularidade da gestão, ou seja, não vão fazer absolutamente nada diferente do que os titulares faziam. Mantendo essa popularidade geralmente os vices herdam os votos. Esse movimento só se quebra caso façam muita besteira”, analisou. 

"Na condição de políticos emergentes, eles devem evitar movimentos ousados até as eleições de 2024 e, após uma eventual reeleição, ganham a tranquilidade para personalizar suas gestões", complementou. 

Com um perfil mais discreto, Luiz Medeiros (PSC) já vinha sendo mais presente em eventos e ações da Prefeitura de Jaboatão para promover Anderson. Ele foi eleito pela primeira vez no mandato inicial do agora ex-prefeito após passagem pela secretaria de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e chefiado seu antigo gabinete. Aos 53 anos, Medeiros também já atuou como presidente da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI).   

Em Petrolina, a cadeira do Executivo passou a ser ocupada pelo amigo da família Coelho, Simão Durando Filho (União). Filho de um dos ex-prefeitos de Petrolina, aos 49 anos, o novo prefeito é formado em publicidade, mas enveredou a carreira como secretário parlamentar do irmão de Miguel, o deputado federal Fernando Filho, além de ter sido Diretor do SEST SENAT em Petrolina e secretário de Governo e Agricultura do município.  

Simão Durando Filho (União) - Foto Prefeitura de Petrolina

Outro quadro jovem que assume Caruaru é o empresário da construção civil e corretor de imóveis, Rodrigo Pinheiro (PSDB). Aos 40 anos, ele também é filho de um ex-político da cidade e conhece Raquel desde criança, tendo acompanhado a prefeita na mudança do PSB para o PSDB.

 

COMENTÁRIOS dos leitores