Exame: Lula mantém vantagem diante de Bolsonaro em PE

Em sua terra natal, o ex-presidente segue como o pré-candidato com maior apoio entre os concorrentes

sex, 10/06/2022 - 12:04
Júlio Gomes/LeiaJá Imagens/Arquivo Lula vestido com a bandeira de Pernambuco Júlio Gomes/LeiaJá Imagens/Arquivo

A pesquisa estimulada apresentada pelo Exame/Ideia nessa quinta-feira (9) mostrou que Lula (PT) detém 50% das intenções de voto no primeiro turno em Pernambuco e o presidente Jair Bolsonaro (PL) seria apoiado por 30% do eleitorado estadual. A soma dos demais candidatos alcançou 11%, com destaque para Ciro Gomes (PDT).

No método estimulado, os eleitores fazem a escolha conforme a lista de pré-candidatos apresentada pelo instituto. Enquanto Lula e Bolsonaro seriam credenciados ao segundo turno, Ciro ficaria na terceira posição com 7%. Os outros interessados na disputa somaram 4%.



LeiaJá também: Marília e Raquel lideram intenções de votos em PE

Já no levantamento espontâneo, quando o eleitor não é informado sobre os nomes na disputa, os principais adversários sofreram uma queda de desempenho. Nesse contexto, Lula alcançou 34% dos votos, Bolsonaro foi citado por 26% dos entrevistados e Ciro caiu para 4%.

Conforme a organização, a pesquisa ouviu 1.000 pessoas por telefone entre os dias 3 e 8 de junho. O registro no Tribunal Superior Eleitoral tem o número BR-03633/2022.

COMENTÁRIOS dos leitores