Eleições: abundância de candidatos deixa voto indefinido

As opções fazem com que o eleitor se sinta representado por mais de um candidato, a uma semana do primeiro turno

dom, 25/09/2022 - 10:19
Divulgação Marília, Anderson, Miguel, Danilo e Raquel lideram a disputa Divulgação

A uma semana do primeiro turno, apesar das pesquisas apontarem a vantagem de Marília Arraes (SD), a volatilidade do eleitor pode alterar o cenário ao Governo de Pernambuco. Com muitos candidatos na disputa, quatro concorrentes estão empatados nas intenções de voto, o que pode surpreender logo nessa primeira votação ou repercutir em alianças que modifiquem um provável segundo turno. 

A líder nas pesquisas obteve 33% das intenções, enquanto Anderson Ferreira (PL), Danilo Cabral (PSB), Miguel Coelho (UB) e Raquel Lyra (PSDB) estão empatados com 11%, segundo a pesquisa Ipec divulgada nessa quarta-feira (21). O doutor em Ciências Políticas Vanuccio Medeiros enxerga que, diferente de 2018, há uma grande probabilidade de os eleitores mudarem de voto por conta da quantidade de concorrentes. 

“É uma eleição bem diferente da de 2018, porque eram duas forças principais, Paulo Câmara à reeleição ou Armando Monteiro. Então, estava bem estabilizado, e esse ano não. Nós temos uma profusão de candidatos, com uma instabilidade enorme", descreveu o estudioso. "Como há muitos candidatos, as pessoas têm preferência por um, dois ou três, e elas não conseguem escolher ainda", acrescentou. 

Nas últimas eleições ao Palácio do Campo das Princesas, o eleitor manteve a tendência de garantir a continuidade da gestão. Contudo, a vontade de mudança se apresenta como uma forte tendência para 2022, o que também pode interferir no resultado.  

Ainda assim, os eleitores não devem sair muito dos cinco mais bem avaliados, já que as pesquisas apontam que há uma vontade em levar certa experiência política à gestão estadual. “Todos são relativamente calejados, com uma estratégia e com uma trajetória conhecida. Então, isso mostra como o eleitor tem buscado pessoas conhecidas”, complementou. 

Dessa forma, apesar das surpresas que a disputa ao Governo de Pernambuco pode reservar, candidatos fora do páreo principal entre ex-prefeitos e ex-deputados não devem roubar o protagonismo. 

COMENTÁRIOS dos leitores