Conheça Miguel Coelho, candidato ao Governo de PE

Com passagens pela Alepe e pela gestão de Petrolina, Miguel se apresenta como direita moderada para governar o Estado

sex, 30/09/2022 - 08:30
Divulgação Miguel Coelho (centro) participa de passeata em Olinda ao lado de Carlos Andrade e Alessandra Vieira Divulgação

Prestes a completar 32 anos e já experiente no Executivo, Miguel Coelho (União Brasil) almeja alcançar o Governo de Pernambuco como representante de uma direita mais moderada. Apoiado pela coligação "Pernambuco com força de novo", o candidato tem o maior tempo de propaganda política para apresentar suas propostas e feitos à frente da Prefeitura de Petrolina, essa estratégia visa desvincular sua imagem da disputa entre postulantes à Presidência. 

Graduado em Direito, Miguel dá continuidade à linhagem da Família Bezerra Coelho no cenário político. Com o ex-governador Nilo Coelho entre seus antepassados, o 'galeguinho', como é chamado em seus materiais de campanha, é filho do ex-líder do governo Bolsonaro, o senador Fernando Bezerra Coelho, e irmão dos deputados federal Fernando Coelho Filho e estadual Antônio Coelho. 

Levado às urnas pelos partidos Podemos, PSC, Patriota e União Brasil - fruto da junção entre o Democratas e o PSL -, Miguel defende a invencibilidade em sua quarta eleição. Desde que ingressou na política, ele jamais perdeu uma eleição e, para consolidar sua base nesta, escolheu a deputada estadual Alessandra Vieira (União Brasil) como vice em uma chapa 'puro sangue'. Para o Senado, sua aposta é em Carlos Andrade Lima, também do mesmo partido.

O histórico vitorioso começou em 2014, como deputado estadual, e seguiu em 2016 e 2020 como prefeito de Petrolina. Outra característica que Miguel reflete da família Coelho é a inquietude partidária. Em seus oito anos na política, o candidato migrou entre MDB, União Brasil e PSB, o qual se tornou seu principal alvo pelo Palácio do Campo das Princesas. 

Na campanha deste ano, Miguel declarou que possui o patrimônio de R$1.966.870,43 à Justiça Eleitoral. Sem sequer possuir um imóvel ou um veículo, seus bens informados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foram apresentados como investimentos e aplicações bancárias. 

Petrolina

Enquanto prefeito, foi reeleito com 76% dos votos, sendo o mais votado do Norte e Nordeste, e conseguiu atingir 88% de aprovação da gestão, segundo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe). Com propostas para atrair o empresariado, em 2021, Petrolina foi considerada pela revista Exame como a única cidade do Nordeste entre as seis melhores para fazer negócios no país. 

O fortalecimento da economia do município pavimentou uma série de investimentos em áreas fundamentais como Educação e Saúde. Sua gestão recebeu o selo internacional da Unicef pelas políticas públicas voltadas para a infância e o reconhecimento da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) como a melhor gestão de Pernambuco. 

Com média superior ao estado, dados do Ministério da Educação (MEC) de 2020 apontam que Petrolina teve uma média superior ao estado em relação a educação básica. O Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), também colocou a cidade como a melhor no atendimento básico em 2018. 

O ex-prefeito ainda conseguiu modernizar parte da frota de ônibus com ar-condicionado e wi-fi. Com a missão de expandir seus votos do Sertão e cidades do interior, Miguel Coelho pretende apresentar esses atributos aos eleitores da Zona da Mata e da Região Metropolitana do Recife para se credenciar ao segundo turno da disputa.

COMENTÁRIOS dos leitores