Progressistas pede à Câmara cassação de André Janones

Partido da chapa de Bolsonaro acusa o deputado de quebra de decoro parlamentar

ter, 18/10/2022 - 11:25
Reprodução/Twitter André Janones Reprodução/Twitter

O deputado Cláudio Cajado, presidente do Progressistas, entrou com uma representação na Câmara dos Deputados pedindo a cassação do mandato do deputado federal André Janones (Avante-MG) por quebra de decoro parlamentar. A alegação é de que Janones teria divulgado notícias falsas contra o presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL).

Na representação o PP cita publicações do deputado do Avante que tratam sobre a aproximação entre Bolsonaro e o senador Fernando Collor (PTB), além da visita do presidente a uma cerimônia da maçonaria antes de ser eleito e a frase "pintou um clima", dita pelo mandatário sobre meninas venezuelanas.

O texto da citação fala sobre “fake news”: "É fato público e notório que alguns bolsonaristas já foram punidos pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pela divulgação de fake news e, em uma das postagens de Janones no Twitter, ele afirma estar combatendo o bolsonarismo de igual para igual. Ou seja, o representado afirma estar divulgando fake news com o intuito de atacar Jair Bolsonaro e qualquer pessoa que seja a seu favor".

Em entrevista ao G1, Janones disse que a representação do Progressistas "não traz qualquer fundo de verdade" e classificou o ato como uma tentativa de retaliação política causada por sua atuação nas redes sociais, cujo objetivo seria "desmontar o esquema criminoso de milícias digitais que levaram à eleição de Bolsonaro".

COMENTÁRIOS dos leitores