TSE e Instagram reforçam que André Valadão mentiu em vídeo

O conteúdo foi classificado como falso pela plataforma e a Justiça Eleitoral explicou que o documento não se trata de uma intimação

sex, 21/10/2022 - 09:12
Reprodução/Redes sociais André Valadão em motociata ao lado de Jair Bolsonaro Reprodução/Redes sociais

Desmentido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a suposta condenação que o obrigava a se retratar à campanha do ex-presidente Lula (PT), o cantor gospel André Valadão publicou um documento da Justiça Eleitoral para insistir na tese de censura. O próprio Instagram classificou o vídeo como conteúdo falso e restringiu seu acesso. 

A repercussão motivou uma explicação do TSE que, por meio da ferramenta de combate às fake news nas eleições "Fato ou Boato", afirmou que o cantor simulou a leitura de um documento falso com a ordem direta para desmentir as acusações atribuídas ao petista. 

LeiaJá também: Mentira: TSE nega ter pedido retratação de André Valadão

Na verdade, Alexandre de Moraes não assinou a ordem e a Justiça esclareceu que apenas citou Valadão para responder ao processo ajuizado pela campanha de Lula, que cobra direito de resposta pela desinformação propagada aos seguidores do religioso. 

O TSE concluiu que André Valadão mentiu ao dizer que foi obrigado a esclarecer sobre as falas contra Lula. Nesse sentido, ele apenas foi informado que era processado pela Coligação Brasil da Esperança para que pudesse se defender dentro do prazo. Inclusive, os advogados do cantor ainda não se manifestaram no processo. 

COMENTÁRIOS dos leitores