Mourão defende que investida do PL “não vai prosperar”

No entanto, ele afirmou que é preciso mais transparência no processo do TSE

qua, 23/11/2022 - 20:57
Romério Cunha/VPR O vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) Romério Cunha/VPR

O vice-presidente da República, o senador eleito Hamilton Mourão (Republicanos) declarou, nesta quarta-feira (23), não acreditar que a ação proposta pelo partido do presidente Jair Bolsonaro, o Partido Liberal (PL), para anular os votos de 59% das urnas, será bem sucedida. 

O vice-presidente afirmou que uma parcela da sociedade considera que o processo eleitoral tem problemas. “De minha parte, vejo que precisamos dar mais transparência ao processo. Não bastam respostas lacônicas do TSE, teremos que evoluir”, disse. 

“Em relação a essa questão que o PL entrou ontem, julgo que não vai prosperar. É uma questão que teremos que resolver adiante”, destacou. 

O PL entrou com uma ação para anular os votos de 279 mil urnas eletrônicas e reverter o resultado da derrota de Bolsonaro. A sigla, que nega fraude, alega que cinco dos seis modelos das urnas utilizados na votação não são “auditáveis”, o que é negado pelos especialistas. Se for considerar apenas o resultado dessas urnas, Bolsonaro teria 51% dos votos válidos contra 48,9% de Lula (PT). 

A representação foi respondida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o presidente Alexandre de Moraes disse que o partido teria 24 horas para enviar uma auditoria do relatório. 

COMENTÁRIOS dos leitores