Aracruz: Marina Silva cita racismo em publicação de jornal

Imagem utilizada pelo Estadão, ao tratar atentado no Espírito Santo, ilustrava homem negro segurando uma arma de fogo

por Vitória Silva dom, 27/11/2022 - 12:11
Reprodução/Instagram A deputada e ambientalista Marina Silva Reprodução/Instagram

A deputada federal eleita Marina Silva (Rede-SP) foi mais uma figura pública a denunciar racismo em uma publicação do Estadão, veiculada na última sexta-feira (25). Na chamada da reportagem, o jornal paulista incluiu como capa uma foto que mostrava as mãos de um homem negro segurando uma arma de fogo.

A associação da imagem à notícia foi considerada infeliz e racista por muitos internautas, uma vez que o atentado às escolas em Aracruz, no Espírito Santo, tiveram como autor um adolescente branco e com referências ao nazismo.

“O racismo está tão incrustado em nossa sociedade que mesmo quando um branco comete crime atroz, como o de Aracruz (ES), usa-se a pele negra para representar o ato violento. Versão inicial do post do Estadão para analisar ataques a escolas foi ilustrada com uma mão preta armada”, escreveu Marina Silva, nas redes sociais.

A parlamentar e coordenadora de Meio Ambiente na equipe de transição do Governo Lula se referiu à versão como “inicial” pois a foto foi substituída, após a má repercussão, por uma imagem do atirador durante o atentado.

Confira a repercussão nas redes sociais

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores