Jovem Pan processa Sleeping Giants após prejuízo, diz site

Campanha para desmonetizar veículos que propaguem discurso de ódio teria causado pejuízo de mais de R$ 800 mil à emissora

seg, 13/02/2023 - 13:56
Divulgação Letreiro com marca da Jovem Pan Divulgação

O Grupo Jovem Pan perdeu mais de R$ 800 mil após uma campanha na internet para a desmonetização da empresa. A informação foi publicada pelo site The Intercept Brasil. De acordo com a reportagem, o prejuízo teria sido provocado após uma ação do perfil Sleeping Giants Brasil, criado em 2020 para promover iniciativas visando que empresas privadas deixassem de patrocinar canais e veículos que propaguem o discurso de ódio.

A Jovem Pan é vista como um veículo de difunde o pensamento da extrema-direita no país. O perfil criou a campanha #DesmonetizaJovemPan, para que os patrocínios à emissora fossem cancelados. A campanha rendeu um processo do grupo contra os organizadores do Sleeping Giants Brasil. 

Entre as empresas que deixaram de veicular anúncios e patrocinar a Jovem Pan, segundo os documentos anexados no processo que o The Intercept teve acesso, estão a Toyota - que suspendeu um contrato de R$ 109.113,28 - e a Caoa Chery - que cancelou quatro peças, que representariam R$ 728.634,00.

No processo, a Jovem Pan diz ser vítima de perseguição e achaque pelo movimento Sleeping Giants Brasil. Além de pedir a remoção de toda a campanha #DesmonetizaJovemPan, eles também solicitam que a Justiça proíba novas ações e estipule uma multa de R$ 20 mil por dia caso haja descumprimento.

 

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