Quem é o militar do GSI identificado ajudando invasores?

Imagens completas das câmeras de segurança mostram membros do GSI dando água e auxiliando invasores a andar pelo Palácio

por Rachel Andrade qui, 20/04/2023 - 16:49
Reprodução/redes sociais Eduardo Pereira é major do Exército Reprodução/redes sociais

O governo conseguiu identificar um dos militares que aparecem nas imagens das câmeras de segurança ajudando invasores no dia 8 de janeiro, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. José Eduardo Natale de Paula Pereira era major do Exército e cumpria a função de coordenador de segurança de instalações dos palácios presidenciais. Segundo informações, ele estava trabalhando no Palácio do Planalto naquele domingo.

Em 2020, ainda na gestão do então ministro general Augusto Heleno, Pereira foi nomeado para um posto no Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Ele chegou a acompanhar a comitiva do então presidente, Jair Bolsonaro (PL), em viagens durante o período de campanha eleitoral, em 2022.

Ainda em janeiro de 2023, no início das investigações sobre os ataques do dia 8, Pereira chegou a ser ouvido na Polícia Federal, como testemunha. Ele deverá ser chamado novamente para responder pelas imagens recentes, que foram divulgadas pela CNN Brasil.

As câmeras captaram o momento em que o então major caminha por um corredor e cumprimenta alguns invasores com apertos de mão. Ele entra por uma porta, seguido de alguns golpistas, e sai minutos depois distribuindo garrafas de água.

COMENTÁRIOS dos leitores