Zema diz que foi ‘mal interpretado’ por fala em reunião

Governador afirmou que é a favor de mais geração de empregos

por Rachel Andrade sab, 03/06/2023 - 16:43
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil Romeu Zema é governador de Minas Gerais Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), se desculpou, neste sábado (3), e disse que "foi mal interpretado" no dia anterior, durante reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), realizada em Belo Horizonte. Em sua fala, o líder mineiro afirmou que os estados do sul e sudeste são diferentes do restante do Brasil, porque neles há mais pessoas trabalhando do que recebendo auxílio do governo.

“Se tem estados que podem contribuir para este país dar certo, acredito que são estes sete estados aqui. São estados onde, diferente da grande maioria, há uma proporção muito maior de pessoas trabalhando do que vivendo de auxílio emergencial”, disse durante sua fala na ocasião.

A declaração repercutiu nas redes sociais, prejudicando a imagem do governador, que vem tentando se mostrar como um possível candidato às eleições presidenciais em 2026. “Vergonhoso! Romeu Zema é o exemplo típico do preconceito bolsonarista. Triste saber que esse cidadão é governador de MG”, disse o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-PT), aliado do presidente Lula.

“Talvez por não utilizar as palavras adequadas, fui mal interpretado. As pessoas recebem o auxílio por não terem emprego. O auxílio é importante em momento de pandemia, recessão", declarou o governador.

Ainda durante seu posicionamento de retratação, Zema se dirigiu aos estados do nordeste, de onde partiram a maior parte das críticas. “E estamos hoje aqui, governadores do Sul e do Sudeste, nos espelhando nos governadores do Nordeste, que trabalham unidos. O Nordeste para nós, temos que lembrar aqui, está sendo um exemplo”, declarou.

COMENTÁRIOS dos leitores