Lula pede que a juventude brasileira faça o Enem

Lula criticou o fato do governo anterior - de Jair Bolsonaro (PL) - ter desmobilizado a população e desfasado o Exame Nacional do Ensino Médio

qua, 07/06/2023 - 13:28
Júlio Gomes/LeiaJá Imagens O presidente Luiz Inácio Lula da Silva Júlio Gomes/LeiaJá Imagens

 Cumprindo agenda em Pernambuco, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aproveitou para fazer um apelo aos jovens brasileiros “façam o Enem”. Diante de uma plateia de estudantes do Instituto Federal de Pernambuco, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR), Lula criticou o fato do governo anterior - de Jair Bolsonaro (PL) - ter desmobilizado a população e desfasado o Exame Nacional do Ensino Médio. As inscrições estão abertas até o dia 16 de junho.

“É muito importante fazer o Enem porque o governo passado desmobilizou a população brasileira para fazer o Enem porque eles não acreditavam na educação”, afirmou Lula, antes de gravar um vídeo com os estudantes fazendo a convocatória.

Embed:

Direcionado a incentivar a juventude, Lula disse que quando se tem uma profissão a vida muda.

“Eu já tive a idade de vocês. Por isso eu digo: estudem. Vocês estão no melhor momento da vida. Antes, muita gente não tinha oportunidade porque não tinha escola para estudar. Agora tem”, disse. “Quando a gente tem uma profissão, a vida muda. Eu tenho 8 irmãos. Fui o primeiro a ter um diploma primário. O primeiro a fazer um curso técnico. E por conta desse curso, eu fui o primeiro filho a ter um salário mínimo, uma televisão, uma geladeira”, emendou.

O presidente ainda falou que a maior herança que os pais podem deixar para os seus filhos é uma profissão.” Lembro do orgulho da minha mãe quando me deixava no Senai para estudar. E por causa desse curso, eu virei presidente da República. Nada é impossível quando a gente acredita”, incentivou.

Por fim, o presidente ainda prometeu: ‘autorizei um refeitório para vocês e se passarem no Enem venho comer uma pizza”.

COMENTÁRIOS dos leitores