Senado é convidado para Canais, novo recurso do WhatsApp

O recurso permite aos usuários seguir e receber conteúdo de determinados perfis, selecionados e verificados

qua, 13/09/2023 - 19:21
Flickr Aplicativos de redes sociais e do WhatsApp Flickr

O Senado Federal está entre os primeiros produtores de conteúdo habilitados pelo WhatsApp a usar a ferramenta Canais, lançada nesta quarta-feira (13) pela empresa Meta, controladora do aplicativo de mensagens. O recurso permite aos usuários seguir e receber conteúdo de determinados perfis, selecionados e verificados. Nesta fase inicial, um número restrito de perfis estará habilitado a transmitir conteúdo pela nova ferramenta do WhatsApp — entre eles, o do Senado.

O gestor do Núcleo de Mídias Sociais (NMídias) do Senado, Tadeu Sposito, explica que o recurso permite a distribuição de conteúdo em diversas mídias para os seguidores, e não há limite de inscritos. As postagens dos canais ficam em um espaço diferente das mensagens trocadas pelos usuários. — Por meio dos canais, é possível enviar vídeos, fotos, textos e áudios, que serão entregues às pessoas inscritas. A aba "status" do aplicativo será substituída por "atualizações", e lá chegarão as postagens dos canais.

O canal do Senado Federal poderá ser acessado pelo mecanismo de busca do aplicativo ou por meio de link de acesso. Até o início da tarde desta quarta, o canal do Senado já tinha alcançado 10 mil seguidores. Sposito esclarece, no entanto, que o WhatsApp está liberando o acesso ao novo recurso gradualmente, então nem todos os usuários estão conseguindo se inscrever de imediato. Ele ressalta que não é preciso fazer um novo cadastro ou adicionar um número de contato, e é importante manter o aplicativo atualizado. Se o usuário não conseguir acesso, é preciso esperar a aba status mudar para atualizações, o que indica que o recurso foi disponibilizado. E então deve-se verificar se o app do WhatsApp está atualizado no celular.

Qualidade da informação Sposito ressalta que o convite ao Senado para criar um perfil já na primeira fase veio do trabalho desenvolvido pela Casa nas redes sociais.

— Eles entraram em contato conosco porque conhecem nosso trabalho nas outras plataformas da Meta [Instagram e Facebook]. Reconheceram a qualidade e seriedade e consideram o nosso conteúdo relevante para os usuários do aplicativo.

Os Canais do WhatsApp foram lançados em mais de 150 países. Foram convidadas algumas organizações, times esportivos, artistas e influenciadores para criarem um perfil na fase inicial.

No comunicado de lançamento, a equipe da Meta destacou que “o objetivo é criar um serviço de transmissão de conteúdo com o maior nível de privacidade”, e que as informações pessoais e de administradores estão seguras. Entre as novas funcionalidades, estão a possibilidade de buscar e seguir perfis de produtores de conteúdo e de reagir ao conteúdo postado. É possível ver canais novos, mais ativos e populares, com base no número de seguidores.

*Da Agência Senado

COMENTÁRIOS dos leitores