Vereadora debate situação de pescadores do Recife

Pescadores artesanais do Recife reclamam de ação do Ministério Público de criminalização da categoria e silêncio da Prefeitura do Recife com a comunidade em ação de retirada das palafitas

seg, 20/11/2023 - 17:26
LeiaJá/Arquivo Palafitas LeiaJá/Arquivo

Reunião Pública discute situação das comunidades da pesca do Recife Pescadoras/es artesanais do Recife reclamam de ação do Ministério Público de criminalização da categoria e silêncio da Prefeitura do Recife com a comunidade em ação de retirada das palafitas.

Com o propósito de ouvir as comunidades, a Mandata da Vereadora Elaine Cristina (PSOL) realiza, às 15h, desta terça-feira (21), uma Reunião Pública para discutir a situação das comunidades da pesca artesanal do Recife. A ação vai acontecer na sede da Livroteca Brincante do Pina (Rua Artur Lício, n°291, no Pina, Recife).

Segundo o comunicador social e ativista do Caranguejo Uçá, Edson Fly, além de criminalizados com “processos, as/os pescadoras/es da Ilha de Deus, São Miguel e Caranguejo Tabaiares e Pina estão sendo multados, e vítimas do racismo ambiental‘’.

A pescadora da comunidade do Bode, Vânia Maria dos Santos Tavares, trouxe a preocupação sobre o onde será o local para beneficiamento do pescado com o projeto da retirada das palafitas, dragagem e criação de quiosques na área.

“A gente quer saber como  a gente vai chegar no rio, onde vamos colocar os nossos botes e onde a gente vai catar e tratar os mariscos e sururus. Como vai ficar a nossa situação? Mais antiga atividade produtiva da cidade, contando, atualmente, com mais de 10 mil recifenses em comunidades tradicionais pesqueiras.

A atividade não é base de pesquisa estatística desde 2007, segundo a representante do Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP), Laurineide Santana, o que implica na não elaboração e execução de políticas e serviços públicos para a categoria.

Serviço:

O quê: Reunião Pública para discutir a situação das comunidades pesqueiras do município. 

Local: Sede da Livroteca Brincante do Pina (R. Artur Lício, 291, Pina)

Horário: 15h

*Da assessoria 

COMENTÁRIOS dos leitores