PF investiga em Manaus difamação eleitoral por IA

Um áudio atribuído ao prefeito de Manaus, tem David Almeida, insultos aos professores da capital. Segundo a PF, a análise da gravação mostrou que a voz foi manipulada com a utilização de inteligência artificial

sex, 22/12/2023 - 19:44
Valdo Leão / Semcom O prefeito de Manaus, David Almeida apresenta denúncia à PF de difamação eleitoral por IA Valdo Leão / Semcom

A Polícia Federal instaurou nesta sexta-feira, 22, um inquérito para investigar suposta difamação eleitoral produzida por meio de inteligência artificial.

A investigação se debruça sobre uma denúncia feita pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), de que estaria circulando nas redes sociais um áudio atribuído a ele, com insultos aos professores da capital amazonense.

Segundo a PF, a análise da gravação mostrou que a voz foi manipulada com a utilização de inteligência artificial.

A corporação identificou dois suspeitos de participação no crime. Eles serão ouvidos pelos investigadores.

Como mostrou o Estadão, a Justiça Eleitoral trabalha para regulamentar a aplicação no pleito municipal do ano que vem. O ministro Floriano Azevedo Marques Neto chegou a advertir que uma das principais preocupações da Corte em relação ao uso de inteligência artificial é justamente a criação de imagens e áudios falsos, prática conhecida como deepfake.

COMENTÁRIOS dos leitores