Saída de Jobs não afeta vendas da Apple

Pesquisa revela que consumidores não mudaram intenção de comprar produtos da empresa

macworldpor Nowdigital qua, 14/09/2011 - 17:05
Flickr: Acaben Steve Jobs durante keynote de lançamento do iPhone, em 2007 Flickr: Acaben

Apesar de a saída de Steve Jobs da cadeira de CEO da Apple, por causa da saúde debilitada, ter marcado uma grande mudança no desenvolvimento da companhia, uma coisa que provavelmente não será afetada com a mudança — por enquanto, ao menos — é a imagem da empresa.

Uma nova pesquisa da consultoria ChangeWave Research afirma que o fim da trajetória de Jobs no posto mais alto da empresa não interfere na adoção de seus produtos pelos consumidores.

No levantamento realizado no início do mês, apenas 4% dos entrevistados disseram que estariam menos propensos a comprar produtos da Apple sem Jobs no comando. Já 1% disse que a saída do executivo aumentou as chances de comprarem produtos da empresa, enquanto 6% não souberam responder. Isso significa que cerca de 90% dos consumidores entrevistados continuarão com a mesma intenção de compra de produtos da Apple, não importando quem ocupe o cargo de CEO.

Para efeito de comparação, em 2008 o número de pessoas que provavelmente não comprariam produtos da Apple sem Jobs era muito maior. Uma pesquisa da ChangeWave realizada naquele ano descobriu que 18% dos entrevistados tinham menos chances de comprar aparelhos da Apple sem o comando de Jobs — a pesquisa foi feita após a Bloomberg publicar um obituário do executivo por engano.

iPad

Além disso, a ChangeWave descobriu outros bons números para a Apple em uma pesquisa feita em agosto. Quase 85% dos entrevistados que planejam comprar um tablet disseram que o iPad seria o escolhido. Esse número fica em 80% entre os usuários corporativos  bem atrás estão a Samsung, com 7% das intenções de compra, e a Motorola, com 4%.

COMENTÁRIOS dos leitores