Brasil e China e suas pesquisas em nanotecnologia
O Brasil e a China vão trabalhar juntos para desenvolver novas tecnologias na área de Nanotecnologia – ciência que trabalha com objetos e matérias de tamanho até dez mil vezes menor que o diâmetro de um fio de cabelo.
O Diário Oficial da União publicou, nesta semana, a portaria assinada pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marco Antonio Raupp, instituindo o Centro Brasil-China de Pesquisa e Inovação em Nanotecnologia (CBC-Nano).
Segundo a portaria, o CBC-Nano terá a forma de uma rede cooperativa de pesquisa e desenvolvimento, como mecanismo de implementação do Acordo sobre Cooperação Científica e Tecnológica firmado por ambos os países, no âmbito dos objetivos estratégicos nacionais nesta área.
O centro vai coordenar as atividades envolvendo a cooperação Brasil-China em áreas de nanotecnologia no âmbito do MCTI. O local deve promover o avanço científico e tecnológico da investigação e aplicações de materiais nanoestruturados; consolidar e ampliar a pesquisa na área e expandir a capacitação científica.
A iniciativa tem como objetivo explorar os benefícios resultantes de projetos associados a implicações tecnológicas e criar programas de mobilização de empresas instaladas no Brasil para possíveis desenvolvimentos na área de nanomateriais.
*Com informações da Agência MCTI