A robótica colaborativa e descomplicada

Palestra no CIn-UFPE busca criar novos grupos de estudos sobre essa tecnologia

por Naiane Nascimento qua, 11/04/2012 - 21:05
André Nogueira/ LeiaJá Imagens Visitantes puderam conhecer a plataforma de desenvolvimento colaborativo André Nogueira/ LeiaJá Imagens

Buscando desmistificar o conceito de que robótica é uma ciência complexa, o engenheiro de sistemas, Henrique Foresti, trouxe para os visitantes do Centro de Informática a proposta da Plataforma Robótica Livre - robolivre.org. A intenção é difundir a ideia e conquistar adeptos do CIn para a formação de um grupo de estudos e construir robôs, afinal, eles estão mais próximos de nós do que imaginamos.

Henrique apresentou a plataforma e mostrou através de vídeos os resultados obtidos nos grupos de estudos existentes pelo mundo. Ele mostrou que a plataforma possui três vertentes que é a iniciação técnica em escolas públicas e particulares; a arte tecnologia que não se baseia apenas na ciência; e o desenvolvimento colaborativo. 

Em Recife, a pós-graduação em educação já trabalha com a robótica como forma de desenvolver o aprendizado dos alunos de ensino fundamental e médio. No Colégio de Aplicação (CAp-UFPE), também há um grupo onde os alunos são desenvolvedores de projetos, colocando em prática a soma de todo o conhecimento adquirido nas demais matérias que aprendem, resultando em projetos tecnológicos.

O robolivre.org também possui representantes no interior de Pernambuco, em São Paulo, Rio de Janeiro e até no Uruguai e busca fazer o contato entre esses grupos, consolidando-os a fim de realizar a troca de experiências. “É uma plataforma de desenvolvimento colaborativo de robótica, aberto ao público, proporcionando a democratização do conhecimento”, explicou Henrique. Ele também expôs a realidade da robótica no mundo, onde pouca gente, de fato, põe a mão na massa por achar que essa realidade é muito distante, no entanto, a plataforma procura aproximar as pessoas dessa tecnologia.

Confira o que Henrique Foresti explicou sobre o projeto!





COMENTÁRIOS dos leitores