Empresa de satélite incentivará banda larga

Visiona está sendo constituída para atender às necessidades de comunicação satelital do governo federal, incluindo o PNBL

idgnowpor Naiane Nascimento qua, 30/05/2012 - 11:47
Wikimedia Commons A Visiona trabalhará em parceria com entidades de ensino e pesquisa aeroespacial Wikimedia Commons

A Telebras e a Embraer assinaram ontem (29) o acordo de acionistas para constituição da Visiona Tecnologia Espacial S.A., empresa cujo capital social será 51% da Embraer e 49% da Telebras, para atuar no Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE).

O objetivo inicial da empresa é atuar no satélite geoestacionário brasileiro, que visa atender às necessidades de comunicação satelital do governo federal, incluindo o Programa Nacional de Banda Larga e um amplo espectro de transmissões estratégicas de defesa.

A Visiona terá sede no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), onde também assumirá o papel de líder do Centro de Desenvolvimento de Tecnologias Espaciais. A empresa atuará em parceria com entidades de ensino e pesquisa aeroespacial do País.

“Este projeto representa um passo histórico para o avanço da prontidão tecnológica e industrial do setor espacial no Brasil”, informou Frederico Curado, diretor-presidente da Embraer. Para o presidente da Telebras, Caio Bonilha, o satélite brasileiro permitirá a ampliação do acesso à internet a milhões de lares brasileiros.

COMENTÁRIOS dos leitores