Preços no e-commerce do Brasil caem 6,18% em 2012
Segundo o índice e-Flation, a queda nos preços da internet chegou a 8,15%
Uma boa notícia para os consumidores que costumam fazer compras pela internet. Segundo o índice e-Flation, os sites brasileiros de venda pela internet acumulam uma deflação de 6,18% de janeiro a julho deste ano. No mês de julho, a deflação foi de 1,39%, alta de 1,31 pontos percentual em comparação ao mês anterior.
“A queda nos preços do e-commerce pode ser explicada pela chegada de novos players no mercado e, consequentemente, o aumento da concorrência”, explica Verena Stukart, co-fundadora da MundiPagg, empresa que oferece soluções em meios de pagamento online.
Segundo a e-bit, durante 2011, mais de 32 milhões de consumidores compraram ao menos uma vez em sites de e-commerce. Desse total, 9 milhões realizaram sua primeira compra pela internet, com 61% dessa parcela pertencendo à classe C.
Ainda segundo dados divulgados pelo e-Flation, nos últimos 12 meses, a queda dos preços da internet já chega a 8,15%. Esse número era de 4,16% no ano passado.
As categorias que colaboraram para a queda nos preços foram Eletrodomésticos (-0,60%), Perfumes e Cosméticos (-0,40%) e Informática (-0,37%). As únicas categorias que contabilizaram aumento dos preços foram Medicamentos (+0,33%), CDs e DVDs (+0,09%) e Livros (+0,01%).
O indicador e-Flation foi desenvolvido pelo Programa de Administração do Varejo (Provar) da Fundação do Instituto de Administração (FIA) em parceria mais duas consultorias.