Pesquisa revela redes sociais mais visitadas no Brasil

O Facebook continua líder, com crescimento de 36,75 pontos percentuais em um ano

por Carlos S Silvio qui, 23/08/2012 - 20:39
Chico Peixoto/LeiaJáImagens Facebook ainda é líder de visitas no Brasil Chico Peixoto/LeiaJáImagens

Segundo levantamento divulgado na quarta-feira pela Experian Marketing Services, o Facebook ainda é líder no Brasil como a rede social mais acessada. Os dados compilados até o mês de julho mostram que 54,99% dos acessos de usuários brasileiros na categoria redes sociais são direcionados ao site americano. No mesmo período do ano passado, a rede social de Zuckerberg tinha apenas 18,24% das visitas no país, um crescimento de 36,75 pontos percentuais (p.p.), o que deixa a gigante Google para trás. 

A análise da ferramenta da empresa inclui na categoria divulgada as redes sociais e os fóruns, o que garantiu ao Youtube o segundo lugar com 17,92% dos acessos no país. O Orkut, que gerou um verdadeiro fenômeno de acessos no Brasil, dessa vez ficou em terceiro lugar, com 12,42%, o que representa uma queda de 33,69 pontos percentuais em um ano. Em quarto lugar está o Windows Live Home, da Microsoft, com 2,41%, e em quinto lugar está o Twitter, com 2,29%. Logo após vem a ferramenta de perguntas e respostas Yahoo! Answers Brasil, com 1,70%, Badoo (1,55%), do Google+ (1,17%), do Bate-papo UOL (1,10%) e do Tumblr (0,31%). 

Destaque 

Um dado que chamou atenção na pesquisa foi o crescimento, considerado meteórico, do Google+. O Google Plus é a rede social oficial do Google e uma tentativa de rivalizar com o Facebook, algo que não vinha fazendo muito sucesso, mas pelos dados divulgados na pesquisa, as coisas estão mudando. A rede social foi a que mais cresceu em um ano, com 5.750%. A Pinterest e o Instagram não entraram na pesquisa top 10 Brasil de redes sociais, porém a análise mostrou que as chamadas "redes sociais de nicho" ganharam popularidade em todo o mundo. 

Bill Tancer, chefe de pesquisa global da Experian, acredita que o motivo para o crescimento meteórico dessas duas redes é que elas não tentaram ser “outro Facebook". "Em vez disso, [as redes sociais] identificaram uma oportunidade no mercado e usaram a escala do Facebook para alcançar usuários. Ambas as redes são baseadas em imagem, o que as pessoas adoram. Todos nós temos uma relação melhor com as imagens do que apenas com as palavras", afirmou o executivo em comunicado. 

Só nos Estados Univos, o Instagram teve um crescimento de 17.319%. Em Cingapura o aumento no número de acessos foi de 8.121% e no Reino Unido de 2.028%. Porém a rede social teve um crescimento mais "modesto" no número de acessos nas regiões da Nova Zelândia (843%), Austrália (362%) e Hong Kong (132%). 

Já o Pinterest teve só nos Estados Unidos um aumento de 5.124% no número de usuários, seguido por Hong Kong (2,373%) e Reino Unido (1.489%). Segundo os responsáveis da pesquisa, o Brasil deve seguir a tendência de crescimento de acessos à rede social analisada na Austrália, com crescimento de 798% e na Nova Zelândia, que cresceu 643%. A tradução para o português deve alavancar o número de acessos ao Pinterest no Brasil. 

Em Cingapura, no Reino Unido e nos Estados Unidos, o Instagram e o Pinterest estão entre as 20 redes sociais mais utilizadas. Outros sites e fóruns como, por exemplo, o Reddit (site no qual os usuários podem postar links para diversos tipos de conteúdo na Web) e o Stock Twits (rede social voltada para investidores) estão começando a ganhar popularidade. 

Tancer disse também que "nos próximos 12 meses, a tendência é a proliferação de redes sociais de nicho". Para o executivo, novos líderes no setor de redes sociais "podem ser criados em questão de dias". 

No Brasil, a categoria redes sociais e fóruns lideram o ranking de mais acessados com 22,08% da preferência, uma alta de 5,03 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano passado. Ferramentas de busca ficaram em segundo lugar, com 12,44% dos acessos, o que representa uma queda de 8,88 p.p. Em seguida vêm sites de e-mail com 5,44%, sites multimídias com 4,97% e páginas iniciais de portais com 4,55%.

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