Medição da qualidade da internet no BR começará em breve

Anatel começa a distribuir equipamentos que os voluntários utilizarão na medição da qualidade da banda-larga no Brasil

por Carlos S Silvio seg, 22/10/2012 - 17:27

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou nesta segunda-feira que começará ainda essa semana a enviar os equipamentos que farão a medição da qualidade da banda larga fixa no Brasil. Os primeiros voluntários que irão receber o chamado whitebox serão os do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, estados com o maior número de inscritos que já realizaram o teste de velocidade sob orientação da Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ). 

Conforme o resultado das medições, a Anatel irá reunir informações para adotar medidas que permitam a melhoria progressiva do serviço. 

A Anatel irá selecionar 12 mil usuários que se inscreveram voluntariamente para participar do programa e verificar a qualidade do serviço prestado. 

Pouco mais de dois dias depois do anúncio em agosto, a Agência já tinha recebido quase 11 mil inscrições. A estimativa da entidade é que seja necessária uma base de dados de 120 mil cadastros. 

Voluntários - A participação no programa depende de algumas etapas. Primeiramente o usuário deve fazer o speed test a partir de um computador ligado à internet através da conexão informada no ato da inscrição. Caso o usuário comece a medir a qualidade da banda larga em casa e tente fazer o teste de qualidade no trabalho, os dados não serão validados. 

Com a validação dos dados no speed test, o usuário é considerado apto a participar do projeto, daí em diante fará parte de um sorteio para a seleção de voluntários que receberão o whitebox

Já os voluntários que se inscreveram e não foram selecionados, poderão ser escolhidos numa etapa próxima do projeto, já que a proposta da EAQ é renovar anualmente 25% da base de voluntários. Usuários (pessoa físicas ou jurídicas) que tenham contrato de prestação de serviço de banda larga fixa em seu nome poderão participar. Só serão vetados funcionários das empresas analisadas.

Selecionados para participar do programa não terão qualquer despesa com a instalação, mas também não serão remunerados.

Não é preciso ter conhecimentos avançados de informática, basta ligar o equipamento de medição ao modem ou ao roteador e deixá-lo funcionando. Segundo a Anatel, o equipamento não coleta nenhuma informação pessoal, nem interfere ou monitora a navegação do usuário. Além de colaborar para a aferição da qualidade da banda larga, cada voluntário irá receber relatório mensal com dados relativos à qualidade do serviço em sua residência ou empresa.

COMENTÁRIOS dos leitores