Apple não terá registro do nome "Iphone" no Brasil

Gradiente é detentora do nome desde 2008

por Carlos S Silvio qua, 19/12/2012 - 20:51
Reprodução/Internet Empresa já anunciou lançamento do Iphone Neo Geo por R$ 599 Reprodução/Internet

O nome "Iphone" continuará sendo veiculado a Gradiente no Brasil. Segundo o Valor Econômico, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) afirma que a Apple entrou com o processo de registro do nome seis anos depois que a empresa brasileira fez a solicitação. 

“A lei brasileira de propriedade intelectual prevê que a primeira empresa que faz o depósito no INPI para registro da marca é quem tem o direito de uso da mesma no território nacional”, declarou Sílvia Rodrigues, coordenadora geral de marcas do instituto. Segundo a Silvia, a Gradiante só teve autorização para utilizar o registro do nome Iphone em 2008, oito anos após o pedido de registro do nome.

Após esse período, a empresa possui até cinco anos para fazer uso da marca. Sendo assim, a Gradiante tem até 2013 para lançar um produto com a marca Iphone. O primeiro produto foi apresentado na última terça-feira (18). Chamado de IPHONE Neo Geo, o smartphone irá rodar Android e custará R$ 599

Ainda segundo a coordenadora geral de marcas do INPI, o pedido da Apple deve ser negado, já que a Gradiente irá fazer uso comercial do nome. A mesma justifica a demora no registro devido a uma oposição registrada no órgão por uma entidade que não foi identificada. 

Mesmo assim, a Apple ainda pode lutar judicialmente pelo nome no país.

COMENTÁRIOS dos leitores