Apple perderá uso do nome “iPhone”
O INPI irá fazer anúncio oficial nesta segunda-feira (4)
Após ter passado anos utilizando o nome iPhone em seus smartphones, a Apple deve perder o direito de utilizar o termo em território brasileiro. O problema começou a se criar após a Gradiente ter lançado um aparelho com o mesmo nome.
Ao contrário do que parece, a maçã não tem o direito de utilizar o termo, afinal, a fabricante brasileira havia patenteado a marca “iPhone” no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), desde o ano de 2000.
De acordo com o órgão, a decisão do problema será anunciada nesta segunda-feira (4) e os pedidos do uso do nome pela Apple devem ser rejeitados. No entanto, nem tudo está perdido. É possível que haja um acordo entre as duas partes para que ambas utilizem a marca no mercado brasileiro.
Embora isso seja possível, a conciliação depende da Gradiente que pode, inclusive, solicitar na justiça a suspensão da venda dos aparelhos da maçã.
Por outro lado, a Apple pode recorrer da decisão do INPI ou brigar em judicialmente pela permanência do uso da marca no Brasil.