Pesquisa aponta baixo uso de internet nos smartphones

Conexão móvel ficou em terceiro lugar no ranking de procura com apenas 12,3% das intenções

por Eduarda Menezes sex, 28/06/2013 - 00:13
Líbia Florentino/LeiaJáImagens Acesso à internet através de celulares é seguido pelas lan houses com 12,3% e 9,2%, respectivamente Líbia Florentino/LeiaJáImagens

Os smartphones vêm se popularizando cada vez mais nas mãos do público brasileiro. Um exemplo disso já foi mostrado na D11, conferência anual realizada pelo site All Things Digital em maio deste ano, quando a analista Mary Meeker divulgou dados que colocavam o Brasil como quarto país com o maior número de smartphones no mundo, atrás apenas da China, Estados Unidos e Japão.

Mesmo com a grande quantidade de usuários, parece haver certa relutância em relação a conectividade através dos meios portáteis como demonstra uma pesquisa realizada pelo Instituto Maurício de Nassau, em Recife. Das pessoas abordadas, apenas 12,3% costumam acessar a internet através de smartphones, ficando em terceiro lugar como meio mais utilizado, porém, consideravelmente atrás de acessos realizados em casa (41,4%) e no trabalho (19,2%). Em quarto lugar aparecem as lan houses com 9,2%.

“Eu sou impaciente com a demora do 3G. Às vezes quero ver algo e desisto por conta disso. Além de achar desconfortável acessar sites na tela pequena, pra digitar também não é tão fácil quanto no notebook”, opina a estudante de jornalismo, Andresa Vidal, de 19 anos. “Paguei 700 reais no meu celular e me arrependo porque no fim não uso as funções que ele oferece”.

Por outro lado há aqueles que não dispensam nenhuma das formas de conectividade ao alcance e fazem questão de estar sempre online. A atendente comercial, Cintia Milanez, de 24 anos, acessa a internet a todo momento, tanto em casa, quanto no trabalho ou celular. “É uma forma de me comunicar com as pessoas e saber o que acontece ao meu redor e no mundo”, ressalta.

Independente dos meios escolhidos, o aumento de usuários online aumenta cada vez mais no Brasil, que já se mostra o oitavo maior país do mundo a se expandir no segmento, segundo dados da empresa de consultoria Morgan Stanley. Entre 2008 e 2012, foi registrado um aumento de 27 milhões de novos usuários no país.

O levantamento do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau foi apurado no início do mês de junho e teve um total de 624 entrevistas registradas, realizadas com pessoas na faixa etária acima dos 16 anos e residentes na Região Metropolitana do Recife.

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