Aplicativo promete decifrar a letra de médicos em receitas

Equipe de quinze farmacêuticos fará a análise da receita e responderá o usuário sobre qual é o medicamento e posologia indicada

por Nathália Guimarães qui, 23/01/2014 - 12:57
Divulgação Para identificar um produto em uma receita, o usuário precisa tirar uma foto da prescrição utilizando a câmera do seu smartphone Divulgação

Atire a primeira pedra quem nunca teve dificuldade para entender a letra de um médico em uma receita escrita à mão. Para solucionar este problema, a empresa NetFarma lançou nesta quinta (23) o aplicativo Netfarma Acha, que promete desvendar a caligrafia complicada de alguns profissionais de saúde.  

A promessa é funcionar de maneira simples. Para identificar um produto em uma receita, o usuário precisa tirar uma foto da prescrição utilizando a câmera do seu smartphone. O app vai enviar a foto para uma equipe de quinze farmacêuticos que deverão responder a solicitação em poucas horas.

Na réplica, os profissionais vão informar ao consumidor qual a posologia e o medicamento prescrito. Em último caso, se nem a equipe do software identificar o enigma, o usuário é orientado a entrar em contato com seu médico novamente.

Além disso, o aplicativo possui a funcionalidade de reconhecimento de embalagens de produtos de beleza e saúde. Para usar, basta fotografar o produto ou o seu código de barras com a câmera do smartphone.

A expectativa da Netfarma é que em abril o app faça a leitura automática da prescrição e envie a resposta instantaneamente. O software é disponibilizado gratuitamente para as plataformas iOS (Apple) e Android (Google).

COMENTÁRIOS dos leitores