Sistema antipirataria da Anatel já está em operação
Neste primeiro momento, a ferramenta irá apenas criar um banco de dados
Começa a funcionar nesta segunda-feira (17) o Sistema Integrado de Gestão de Aparelhos (Siga), serviço que tem como objetivo bloquear os aparelhos não homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que operam no País. Neste primeiro momento, a ferramenta irá apenas criar um banco de dados, que será alimentado até setembro deste ano. Depois deste período, os gadgets que não corresponderem às normas da reguladora serão, enfim, desativados.
Este sistema tem custo de aproximadamente US$ 10 milhões e foi financiado pelas operadoras Vivo, Tim e Oi. A homologação de aparelhos pela Anatel garante segurança aos usuários que pretendem adquiri-lo, além da certeza de que seus recursos funcionarão normalmente no Brasil, como o 4G, por exemplo.
Para evitar esse tipo de problema, o órgão recomenda que o consumidor consulte o Sistema de Gestão de Certificação e Homologação (SGCH) e cheque se o produto adquirido é homologado. Além disso, todo produto certificado é identificado com um selo da Anatel.