E3 2014: o que esperar da Sony, Nintendo e Microsoft?

Com a chegada do maior evento de games do mundo, é grande a expectativa sobre o que as empresas prometem

por Guilherme Jacobs dom, 08/06/2014 - 15:35

Nesta segunda (9) começa em Los Angeles a Eletronic Entertainment Expo (E3), o maior evento de games do mundo, que vai nos dar uma boa olhada no que as grandes empresas da indústria, como a Sony, Microsoft e Nintendo, tem planejado para o futuro. Essa é a E3 mais importante para muitas delas, já que após o sucesso do lançamento dos consoles da nova geração, elas precisam provar que toda a animação valeu a pena, já que eles ainda não se firmaram como produtos obrigatórios para os gamers pelos mundos. 

Microsoft (Conferência dia 9, às 13h30. Pode ser assistida no site do Xbox).

A Microsoft vem para a E3 precisando provar que o ano passado foi apenas uma anomalia e que a empresa não perdeu o jeito com consoles. O Xbox One precisa de uma mensagem clara, e ela necessita ser definida agora. O console não está mal em vendas e nem é um produto de baixa qualidade, mas, diante das políticas, agora revertidas, contra o uso de jogos usados e a obrigatoriedade de uma conexão com a internet até para jogar jogos sem modo online, a percepção do público diante dele é negativa e isso tem ajudado a Sony e o PlayStation 4, que lideram a corrida de vendas por mais de 3 milhões de unidades. Em termos de games, é de se esperar novas franquias exclusivas e demonstrações dos jogos que chegarão ao console no fim deste ano, como Forza Horizon 2, e em 2015, como por exemplo, Quantum Break e sem dúvida o mais aguardado de todos, Halo 5: Guardians. 

Sony (Conferência dia 9, às 22h00. Pode ser assistida no PlayStation Blog e no PS4). 

Ano passado a Sony teve uma conferência extremamente positiva que foi de grande ajuda para o sucesso inicial do PlayStation 4. O console já cruzou a marca de 8 milhões de unidades vendidas, isso em apenas sete meses, e tem uma grande parte do público ao seu lado. Isso acontece pelo fato de que a Sony, ao contrário da Microsoft, tem uma mensagem clara. O PS4 é sobre games, e é para os gamers. A questão é que para ser sobre games, ele precisa de games. Já existem bons lançamentos no console como Resogun e inFamous: Second Son, mas, por enquanto, o único exclusivo que será lançado na plataforma no segundo semestre de 2014 é Driveclub. A Sony precisa mostrar que o PlayStation 4 receberá títulos novos constantemente e não tem lugar melhor para isso do que o palco da E3. The Order: 1886, novas franquias, o aguardadíssimo novo Uncharted e o lendário The Last Guardian, que está em desenvolvimento a pelo menos sete anos, devem aparecer. 

Nintendo (Terá várias transmissões online, começando às 7h do dia 10. Todas podem ser assistidas no site da Nintendo).

Ninguém tem mais a provar do que a Nintendo. A empresa vem perdendo dinheiro e seu console, o Wii U, lançado em 2012, já foi ultrapassado nas vendas por ambos concorrentes em alguns meses. A essa altura do campeonato, é improvável que o Wii U vire um sucesso mundial como seu antecessor, o Wii, mas isso não significa que a situação não possa mudar. A Nintendo precisa provar que o console vai ter mais do que esperado Mario Kart e Smash Bros., não que eles sejam ruins, muito pelo contrário, mas ela precisa lançar títulos que possuam aquela mágica da empresa. A Nintendo acredita que um jogo pode mudar a situação do Wii U, isso é uma afirmação corajosa e perigosa, mas se eles querem provar que estão certos a hora é agora. Além das aguardadas apresentações de Hyrule Warriors, Bayonetta 2 e Super Smash Bros, a expectativa é que a empresa demonstre o tão esperado novo Zelda e de acordo com rumores, um suposto Mario Maker, que possibilitaria aos jogadores criar fases de Mario. 

EA (Conferência dia 9, às 16h. Pode ser assistida no site da EA). 

A EA é uma de duas produtoras que tem conferências na E3, então ela não tem que se preocupar com um console, com uma visão para o produto e nem com a competição direta de outra fabricante. Ela tem que mostrar games e mais games. Nos últimos meses, a empresa adquiriu os direitos de lançar jogos de nada mais, nada menos, que Star Wars. Isso é gigante em qualquer mídia, afinal de contas poucos nomes são tão bem conhecidos como esse. Ano passado ela anunciou, para a alegria dos fãs, o novo Star Wars: Battlefront, que reviverá a série de jogos de tiro e está sendo feito pela DICE, responsável pela franquia Battlefield. Este ano é provável que pelo menos mais um Star Wars seja demonstrado, junto com Battlefront, e talvez até dois. O mais interssante está sendo feito pela Visceral Games, com Amy Hennig, responsável pelos roteiros da trilogia Uncharted, escrevendo a história. Além disso, Battlefield: Hardline, Dragon Age: Inquisition e um novo Mass Effect darão as caras. 

Ubisoft (Conferência dia 9, às 19h. Pode ser assistida no TwitchTV).

Assim como a EA, a Ubisoft apresentará jogos e de todas as produtoras na indústria hoje, é a que tem o catálogo de lançamentos mais forte. A empresa demonstrará o MMO da Massive-Entertainemnt, The Division, que impressionou todos ano passado, dois novos Assassin's Creed, incluindo Assassin's Creed Unity que só será lançado para os novos consoles, o jogo de corrida cujo mapa é os EUA inteiro, The Crew, e Far Cry 4, que sem dúvida alguma é um dos jogos mais aguardados de 2014. Não tem muito segredo nessa conferência. 

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