“Lamentamos a ausência da Riot”, afirma diretor da BGS
Marcelo Tavares comenta novidades inéditas da feira e ausência de League of Legends
No mês de outubro, milhares de gamers brasileiros têm encontro marcado em São Paulo. É que entre os dias 8 e 12 acontece, no Expo Center Norte, a Brasil Game Show (BGS), maior feira de jogos da América Latina. Neste ano, o encontro geek será ainda maior, ocupando todos os pavilhões do centro de convenções, que possui aproximadamente 62 mil m². Campeonatos, lançamentos e exposições são algumas das atividades que reunirão os apaixonados por jogos durante os quatro dias de atividades. Em entrevista concedida ao LeiaJá, o diretor do evento, Marcelo Tavares, adiantou quais serão os expositores, que empresas do mercado estarão participando pela primeira vez e se existe a possibilidade da BGS acontecer fora da capital paulista.
Quais serão os destaques da feira neste ano?
Conteúdo novo. Muitas empresas vão participar do evento pela primeira vez. Uma delas é a Tanki Online, companhia russa que possui um MMO homônimo com 40 milhões de gamers. Este é um exemplo bem marcante de que estão de olho nos jogadores do Brasil. Além disso, muitas empresas já participantes da feira trarão estandes bem maiores. A Kingston, por exemplo, quadriplicou sua área, assim como a Razer. Neste ano, a Ubisoft participará da BGS individualmente. Sony, Warner e Electronic Arts também marcarão presença. Cerca de 200 empresas vão participar.
Como está à venda de ingressos até agora?
Já ultrapassamos os 50 mil ingressos vendidos.
A feira cresce a cada ano, o espaço ainda comporta o público ou logo será necessário mudar o local do evento?
Podemos afirmar que a Brasil Game Show (BGS) é um dos maiores eventos do mundo. É o único do País que utiliza os cinco pavilhões do Expo Center Norte. Em 2014 teremos o tamanho da feira em sintonia real com a paixão do público gamer. Apesar de ainda não existir um projeto para o próximo ano, já possuímos uma reserva para o mesmo local em 2015. O que posso afirmar é que este ano será grandioso, maior do que muitos eventos que acontecem nos Estados Unidos e Japão.
Quantos visitantes são esperados?
Temos a projeção de 250 mil visitantes. Ano passado recebemos 151 mil.
Recentemente, a Riot Games anunciou que não estará presente na BGS 2014. Que impacto esta ausência pode ter, tendo em vista que League of Legends é o game mais jogado do mundo?
É claro que a gente gostaria de contar com a Riot na Brasil Game Show. É uma decisão que lamentamos, mas mantemos nossas portas abertas. O mercado está vivendo uma fase de mutação no ramo dos jogos online. A Electronic Arts anunciou um grande Moba na E3, a Blizzard também possui um projeto novo e estamos conversando com dois outros concorrentes da Riot que vão vir para o evento neste ano. No final das contas, o jogador saiu ganhando porque ele ganha mais variedade. Acho que seria importante eles participarem justamente para não perderem o mercado que já possuem.
Como se dá a presença dos nordestinos na feira?
É um público que costuma marcar muita presença. Principalmente o público de Pernambuco e do Ceará. Depois do mercado do sudeste, a região Nordeste é a que mais cresce em público gamer. A gente procura fazer parcerias com hotéis e empresas rodoviárias para facilitar a vida deste visitante que vem de fora. Afinal, queremos muito contar com a presença deles.
Como funcionam estas parcerias com hotéis e empresas de transporte?
Aumentamos bastante o número de parceiros. Neste ano, existem hotéis “amigos” que vão de uma a cinco estrelas. Temos opções para todos os tipos de bolso e gostos. No nosso site colocamos os benefícios de cada empresa parceira, assim como a distância de cada hotel para o Expo Center Norte. No site o visitante consegue um código, entra em contato com a empresa e obtém um desconto. Também temos descontos especiais para caravanas. No ano passado recebemos 200 delas, em 2014 este ano deverá ser ultrapassado.
Existe a possibilidade de a Brasil Game Show ser realizada em outros estados?
A organização já conversa há algum tempo sobre esta possibilidade. Nosso plano é realizar um evento, que não levaria o nome da Brasil Game Show, em outras regiões do Brasil. Neste ano vamos apresentar uma novidade relacionada a este ponto que deverá gerar diversos desdobramentos positivos. Sabemos que há um público muito apaixonado por jogos em todo o Brasil e nós pensamos sobre isso.
Ingressos
Os ingressos da 7ª edição da Brasil Game Show (BGS) estão à venda no site do evento. Neste ano, a BGS 2014 terá seus acessos quadruplicados e contará, pela primeira vez, com duas grandes entradas: Norte e Sul, para garantir mais agilidade no acesso dos visitantes. A área business também foi ampliada e contará, de forma inédita, com um pavilhão exclusivo, onde serão realizadas reuniões de negócios.