Agora é proibido viajar aos EUA com celular descarregado

Aparelhos que não ligarem serão confiscados na entrada para o avião

por Guilherme Jacobs ter, 08/07/2014 - 16:00
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

O Transportation Security Administration (TSA), órgão que controla a segurança dentro de aeroportos americanos, anunciou no último domingo (6) uma nova regra que vai afetar viagens internacionais com destino aos EUA. Agora é necessário estar com o celular, tablet, notebook ou qualquer outro aparelho carregado na hora de entrar no voo. Será obrigatório mostrar que os aparelhos estão funcionando antes de entrar no avião e se eles não ligarem, não entram.

As regras não serão válidas para voos dentro dos EUA, e serão aplicadas em diversos países como Inglaterra, Alemanha e França. O TSA não divulgou uma lista com os países afetados, e em resposta ao Portal LeiaJá, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou não ter recebido nenhum comunicado sobre o assunto até o momento. "Quando recebidas, as informações serão analisadas pela Agência", declarou. 

De acordo com a Associated Press, a razão por trás destas medidas vem da inteligência americana, que está preocupada com novas aplicações do grupo terrorista al-Qaide de produzir uma bomba não-detectável pela segurança dos aeroportos, mas que ainda não há indicações que ela já foi criada. Esta bomba seria colocada dentro da carcaça de celulares, tablets ou notebooks, o que significaria que eles são falsos e não ligariam. Portanto, se você vai viajar para os EUA, todos os dispositivos eletrônicos a serem levados devem estar carregados. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores