Co-criadores do Siri planejam novo assistente virtual

Novo programa promete não ter as limitações do Siri da Apple

por Guilherme Jacobs ter, 12/08/2014 - 18:08
Reprodução/Internet Viv Labs é formada por co-criadores do Siri Reprodução/Internet

O assistente virtual da Apple, Siri, foi introduzido em 2011 com o iPhone 4S. Entre os funcionários da gigante de tecnologia que trabalharam para lançar o aplicativo estavam Dag Kittlaus, Adam Cheyer e Chris Brigham, e agora os três querem dar outro passo na área, por isso começaram uma start-up chamada Viv Labs.

"Siri é o capítulo um de uma história muito mais longa e maior", disse Kittlaus falando ao Wired. Em sua nova start-up, ele e seus colegas engenheiros estão procurando criar um assistente virtual que não apresente as mesmas limitações do da Apple. O novo programa seria capaz de ensinar a si mesmo, tornando-o capaz de fazer praticamente qualquer coisa requisitada pelo usuário. A Viv acredita que com o tempo de uso, o assistente usaria suas preferencias pessoais e a conexão à internet para gerar respostas e realizar quase qualquer função, seja fazer uma compra online ou reservar a poltrona no cinema.

"Eu estou extremamente orgulhoso do Siri e do impacto que teve no mundo, mas em várias maneiras, poderia ter sido mais", fala Cheyer. "Agora eu quero fazer algo maior que mobile, maior que o consumidor, maior que desktop ou a empresa. Eu quero fazer algo que possa mudar fundamentalmente a forma como software é construído."

 

COMENTÁRIOS dos leitores