Apple confirma que celebridades sofreram ataque no iCloud
Entretanto, o vazamento não ocorreu por falha nos sistemas da empresa
A Apple anunciou na última segunda-feira (1º) que já havia começado uma investigação para avaliar se houve ou não uma falha no iCloud, e resultando no vazamento de centenas de fotos íntimas de atrizes, modelos e atletas durante o fim de semana. Nesta terça-feira (2), a empresa afirmou não ter encontrado nenhum problema na sua ferramenta de armazenamento na nuvem, mas que houve um ataque direcionado às celebridades.
"Nós gostaríamos de dar uma atualização sobre nossa investigação do roubo de fotos de certas celebridades. Quando descobrimos o que havia acontecido, ficamos irritados e mobilizamos os engenheiros da Apple para descobrir a fonte. A privacidade e segurança dos nossos clientes é da maior importância para nós," lê o anúncio da Apple. "Após mais de 40 horas de investigação, nós descobrimos que certas contas de celebridades foram comprometidas por um ataque muito preciso nos nomes de usuário, senhas e perguntas de segurança, uma prática que ficou muito comum na internet. Nenhum dos casos que investigamos resultaram de falhas nos sistemas iCloud e Find my iPhone."
Resumindo, a Apple diz que o vazamento das fotos não ocorreu por causa de uma falha de segurança em seu sistema, e que os hackers obteram os dados das celebridades através de um ataque direcionado à elas. A empresa também afirma estar trabalhando junto autoridades para identificar os criminosos por trás do ocorrido.