Governo prevê novo plano de banda larga para este semestre
Projeto dependerá da parceria entre os setores público e privado
O programa Banda Larga para Todos, anunciado em outubro de 2014, deverá ser apresentado ainda neste primeiro semestre. O projeto pretende aproveitar o que foi feito pelo Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) para ofertar conexão em regiões do Brasil onde a internet não é acessível.
De acordo com o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, o projeto dependerá da parceria entre os setores público e privado. Além disso, vai fixar novas metas de acesso à banda larga e de velocidade. "É um compromisso da presidenta Dilma Rousseff que o Ministério das Comunicações vai realizar nesses próximos quatro anos, até 2018”, complementou.
Segundo o ministro, é preciso garantir que o acesso à internet seja tratado como um serviço público, que assegure o direito à comunicação. Ele ponderou que é necessário também potencializar o mercado de telecomunicações, com investimentos altos do setor privado, e evitar que a regulação se torne um inibidor.
Hoje, cerca de 3,4 mil municípios estão cobertos com redes de fibra óptica. A meta do programa é levar essas malhas a quase 2 mil municípios que ainda estão descobertos.