WhatsApp não protege dados de usuários, diz relatório

Aplicativo de bate-papo foi mal avaliado por relatório anual sobre privacidade, que mostra quais empresas de tecnologia protegem os dados dos usuários

por Nathália Guimarães sex, 19/06/2015 - 12:05
Reprodução WhatsApp teve baixo desempenho em quase todos os critérios Reprodução

As pessoas que estão preocupadas com os olhares curiosos do governo em seus dados pessoais devem ficar longe do WhatsApp, de acordo com um novo relatório da ONG norte-americana defensora da privacidade Electronic Frontier Foundation (EFF), divulgado nesta quinta-feira (18).

O estudo anual “Who Has Your Back” (algo como “Quem protege você?”, em inglês) classificou as maiores empresas de tecnologia de acordo com sua forma de tratar os dados de seus usuários. O documento avalia as companhias com base em cinco critérios. Para cada item completado, uma estrela é recebida.

O WhatsApp teve baixo desempenho em quase todos os critérios, recebendo a pior classificação do relatório, ao lado da empresa de telefonia AT&T. O aplicativo de bate-papo é propriedade de Facebook, mas foi avaliado separadamente dele - a rede social obteve quatro estrelas durante o teste.

O estudo apontou que o WhatsApp não exige mandado do governo para divulgar dados de seus usuários, não pública relatórios de transparência, além de não informar a quem o utiliza quando autoridades governamentais requisitam informações pessoais.

“Apesar de a EFF ter dado um ano inteiro para a companhia se preparar para sua inclusão no relatório, ela não adotou nenhuma das melhores práticas que nós identificamos”, informou a ONG. Por outro lado, Apple, Yahoo, Adobe, Wordpress, Dropbox e a Wikimedia, responsável pela Wikipédia, foram algumas das empresas que receberam cinco estrelas. 

COMENTÁRIOS dos leitores