Estado Islâmico cria seu próprio aplicativo de mensagens

Ferramenta dificulta o monitoramento das conversas com teor terrorista pelas autoridades internacionais

por Nathália Guimarães qui, 14/01/2016 - 18:56
Reprodução Novo aplicativo permite envio e recebimento de mensagens de forma criptografada Reprodução

O Estado Islâmico (EI) confiou durante muito tempo em ferramentas como o Facebook, WhatsApp, Telegram e Twitter para se comunicar, distribuir propagandas e recrutar novos membros. Agora, o grupo terrorista conta com o seu próprio aplicativo de mensagens para plataformas Android para disseminar informações, de acordo com o Ghost Security Group – grupo formado por ex-ativistas do Anonymous. As informações são da revista Fortune.

O novo aplicativo permitiria o envio e recebimento de mensagens de forma criptografada, dificultando o monitoramento das conversas pelas autoridades internacionais e outros grupos que combatem o terrorismo, como o FBI. Conforme relata o Ghost Security Group, o EI usou o Telegram e as mensagens diretas do Twitter solicitando que seus membros realizassem o download da nova ferramenta.

Apesar de não oferecer ferramentas tão sofisticadas quanto o WhatsApp ou Telegram, o novo aplicativo possui a vantagem de ser independente de qualquer empresa ou organização – despistando órgãos do governo que procuram por terroristas. Para tentar barrar este tipo de atividade, o diretor do FBI, James Comey, tem defendido que os governos devem exigir de serviços como o WhatsApp a construção de alternativas em sua criptografia para facilitar a interceptação de comunicações terroristas.

COMENTÁRIOS dos leitores