Microsoft instala centro de dados no fundo do oceano

Empresa quer criar datacenters mais rápidos e sustentáveis

por Nathália Guimarães seg, 01/02/2016 - 18:52
Divulgação/Microsoft Projeto está em fase de testes e a Microsoft não tem certeza se a ideia irá decolar Divulgação/Microsoft

A Microsoft acredita que o futuro dos centros de dados pode estar no fundo do mar. A empresa mergulhou um datacenter no fundo do Oceano Pacífico por três meses, eliminando um dos maiores problemas que o setor de tecnologia enfrenta – o custo para resfriar grandes máquinas responsáveis por armazenar e processar milhões de informações.

Como a maioria das máquinas, centros de dados geram muito calor e precisam estar constantemente arrefecidos para funcionarem. Mergulhar um datacenter no oceano economiza dinheiro, pois diminuiu os custos relacionados ao resfriamento.

“Além disso, a Microsoft quer capturar as correntes do oceano com turbinas como um meio para alimentar os centros de dados com energia limpa”, diz a empresa em comunicado.

Outras vantagens incluem a redução da latência de dados, já que a Microsoft pode instalar estas máquinas subaquáticas mais perto de áreas urbanas onde as pessoas estão realmente usando esses serviços. Um datacenter é a tecnologia que alimenta ferramentas como o YouTube, Netflix e até mesmo a PlayStation Newtwork.

A Microsoft diz ainda que, nesse molde, é capaz de construir um datacenter em apenas 90 dias. Esta empreitada, batizada de Projeto Natick, está em fase de testes e a companhia ainda não tem certeza se a ideia irá decolar.

COMENTÁRIOS dos leitores