Vendas de PCs no Brasil devem cair 18% em 2016
Indústria também deve comercializar computadores mais caros ao longo do ano
As vendas de computadores no Brasil caíram 36% em 2015, em relação ao ano anterior, aponta um estudo realizado pela consultoria IDC Brasil. Apenas 6,6 milhões de PCs foram comercializados no período, o pior resultado desde 2005. O preço médio dos aparelhos, no entanto, ficou 37% mais caro, uma vez que o consumidor está mais exigente e prefere equipamentos mais robustos, aponta o estudo.
Em 2015, a indústria comercializou 2,6 milhões de desktops e cinco milhões de notebooks, sendo 32% comercializados para o mercado corporativo e 68% para o consumidor final. A alta do dólar e da taxa de desemprego foram os principais fatores que influenciaram o resultado.
“O ano passado foi um período de altas frequentes do dólar e das taxas de desemprego e o Brasil enfrentou um momento político-econômico cheio de conturbações. Isso refletiu diretamente na decisão de compra dos consumidores”, comenta o analista de pesquisa da IDC Brasil, Pedro Hagge.
Enquanto o mercado apontou queda nas unidades vendidas, a receita caiu apenas 13%. Se, em 2014, o preço de computador era de, em média, R$ 1.694, em 2015, subiu 37% e chegou a R$ 2.323. A tendência, segundo a IDC Brasil, é que a retração no mercado de PCs se repita em 2016. A consultoria espera nova queda nas vendas de 18% e um crescimento de 20% no tíquete médio.