Hacker rouba milhões de contas do Gmail, Outlook e Yahoo
Estima-se que o roubo cibernético prejudicou 272 milhões de contas de e-mail
Um relatório divulgado pela empresa de pesquisa e segurança online Hold Security mostra que um hacker conseguiu obter credenciais de login de mais de 272 milhões de contas de e-mail, que agora estão disponíveis para venda no submundo do crime russo. A maioria dos dados pertencem a clientes do Mail.ru, serviço popular na Rússia, embora a lista também inclua um número significativo de informações de pessoas que utilizam o Gmail, Yahoo e produtos da Microsoft.
De acordo com o pesquisador Alex Holden, o repositório de credenciais, que totaliza 1,17 bilhão de registros, foi encontrado em um fórum online. Estima-se que o arquivo contém cerca de 57 milhões de contas do Mail.ru, além de outras dezenas de milhões de dados de três grandes fornecedores mundiais de serviços de e-mail como o Gmail, Microsoft e Yahoo, e mais centenas de milhares de contas de provedores alemães e chineses.
Curiosamente, o hacker pediu a apenas 50 rublos - menos de US$ 1 – pelo acesso do banco de dados, informou a empresa Hold Security. Depois de ser informado sobre a potencial violação de credenciais de e-mail, um porta-voz do Mail.ru disse que a empresa iria verificar se os dados vazados são compatíveis com as credencias de seus clientes.
A Microsoft disse, em nota, que oferece diversas ferramentas para garantir a segurança de seus usuários, além de recursos para que seus clientes possam recuperar uma eventual conta roubada. Yahoo e Google, porém, não quiseram comentar o caso publicamente.