Oi reverte multas em investimentos para melhorar cobertura

Operadora poderá reverter R$ 1,2 bilhão em multas por reformas em sua rede

por Nathália Guimarães sex, 20/05/2016 - 09:43
Pexels Recursos deverão ser utilizados em localidades onde a infraestrutura de telecomunicações é deficiente ou inexistente Pexels

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou nesta quinta-feira (19) um programa de investimentos e correção de condutas proposto pelo Grupo Oi estimado em R$ 3,2 bilhões. Com isso, a operadora poderá reverter R$ 1,2 bilhão em multas por descumprimento de obrigações por reformas na sua rede com o objetivo de ampliar a cobertura e a qualidade dos serviços de telecomunicações, em especial da banda larga fixa e móvel.

Segundo a Anatel, os recursos deverão ser utilizados ao longo de quatro anos prioritariamente em localidades onde a infraestrutura de telecomunicações é deficiente ou mesmo inexistente.

De acordo com o programa de investimentos, o Grupo Oi deverá ofertar o serviço móvel 3G em mais 681 municípios atendidos pelo 2G e expandir a cobertura em outros 159 já atendidos por 3G. A meta é disponibilizar o 3G da Oi para 84% da população urbana brasileira - atualmente, este alcance é de 79,5%.

Outra medida será a melhoria da infraestrutura do escoamento do tráfego de voz e dados em municípios mais críticos, especialmente no Nordeste e no Norte.  Os investimentos vão beneficiar cerca de 500 municípios com implantação de redes de fibra óptica, rádio IP de alta capacidade e roteadores de tráfego.

No Rio de Janeiro, o compromisso da prestadora é renovar a rede usada para a prestação dos serviços em 950 mil domicílios, com ênfase naqueles localizados na Baixada Fluminense. Os fios de cobre, antigos, serão substituídos por cabos de fibra ótica até as residências, o que permitirá maior qualidade nas conexões de internet fixa e oferta de novos serviços.

Em relação ao atendimento ao consumidor, a prestadora deverá implantar soluções mais modernas nos seus centros de atendimento ao cliente, que permitam ao usuário resolver eventuais problemas com maior facilidade, incluindo a disponibilidade do autoatendimento via aplicativos em smartphones.

Os investimentos do Grupo Oi foram definidos no âmbito do processo de celebração de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a prestadora e a Anatel, que está sujeito à avaliação do Tribunal de Contas da União (TCU) para ser efetivado.

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