CEO do Google, Sundar Pichai, é alvo de ataque hacker

Antes dele, grupo OurMine já havia atacado Mark Zuckerberg e o ex-CEO do Twitter

por Nathália Guimarães seg, 27/06/2016 - 11:21
JUSTIN SULLIVAN/GETTY IMAGES NORTH AMERICA/AFP Sundar Pichai, CEO do Google JUSTIN SULLIVAN/GETTY IMAGES NORTH AMERICA/AFP

O chefão do Google, Sundar Pichai, foi alvo de um ataque hacker neste domingo (26). Pichai teve sua conta do fórum de perguntas e respostas Quora invadida pelo grupo OurMine – o mesmo que diz ter acessado perfis das redes sociais de Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, e de Dick Costolo, ex-CEO do Twitter.

Uma vez que a conta de Pichai do Quora era conectada ao Twitter, o grupo teve livre acesso para publicar mensagens também no perfil do microblog do executivo. Estes tuítes foram distribuídos aos mais de 508 mil seguidores de Pichai. Os posts já foram apagados.

Em entrevista ao The Next Web, o grupo hacker diz que o objetivo das invasões é testar a segurança de serviços online. "Nós nunca mudamos as senhas, fazemos isso porque existem outros hackers que podem invadir o perfil deles e mudar tudo", afirmou um dos integrantes.

O grupo também revelou que conseguiu invadir a conta de Pichai explorando uma vulnerabilidade na plataforma do Quora, que já havia sido notificada à empresa. No início de junho, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, foi alvo do mesmo coletivo hacker. Na última semana, foi a vez do ex-CEO do Twitter, Dick Costolo, ter sua conta comprometida.

Em seu site, o coletivo OurMine se descreve como um grupo de três pessoas que invade perfis de pessoas influentes na internet com o objetivo de promover a segurança, deixando para trás uma mensagem pública para encorajar usuários a ficarem atentos no ambiente online. A equipe diz já ter arrecado US$ 16,5 mil vendendo seus serviços e conselhos.

COMENTÁRIOS dos leitores