Sony desenvolve robô que cria laços afetivos com humanos

Empresa anunciou planos sobre o robô nesta quarta-feira (29)

por Nathália Guimarães qua, 29/06/2016 - 12:32
Loic Venance/AFP/Getty Images Pepper é considerado o primeiro robô capaz de interpretar emoções humanas Loic Venance/AFP/Getty Images

A Sony anunciou, nesta quarta-feira (29), planos para desenvolver um robô capaz de formar um vínculo emocional com humanos. Em reunião estratégica com executivos, o CEO da companhia japonesa, Kazuo Hirai, disse que uma nova organização focada neste produto foi criada em abril e está trabalhando para lançar um novo setor de negócios. 

"A Sony vai propor novos modelos de negócios que integram hardware e serviços para proporcionar experiências emocionalmente convincentes", diz a empresa, em comunicado. Por ora, outros detalhes sobre o robô não estão disponíveis.

Há cerca de dois anos, a empresa SoftBank começou a investir em algo similar o robô Pepper, considerado o primeiro capaz de compreender emoções humanas. Tudo é processador por sensores que identificam, pelos gestos, pela expressão e pelo tom de voz, se a pessoa está triste ou chateada. O primeiro lote que foi posto à venda, em junho de 2015, se esgotou em um minuto.

A própria Sony criou em 1999 o cachorro virtual AIBO. Em sua última versão, esses cães eram capazes de desenvolver personalidade e de expressar emoções. Com a passagem dos anos, seduziram milhares de pessoas, que ficaram desamparadas desde que, em março de 2014, foi fechado o serviço veterinário da Sony. O popular pet artificial deixou de ser fabricado em 2006.

COMENTÁRIOS dos leitores