Google ativa cabo submarino de internet entre EUA e Japão
Cabo ''Faster'' tem uma velocidade 10 milhões de vezes mais rápida que o típico modem doméstico
O Google anunciou nesta quinta-feira (30) a ativação do cabo submarino de internet de alta velocidade de 9 mil quilômetros entre Estados Unidos e Japão, projeto no qual a empresa trabalhava desde 2014. O equipamento alcança taxas de 60 TB/s e custou US$ 300 milhões, investimento cedido por seis empresas.
Segundo o Google, o cabo ''Faster'' tem uma velocidade 10 milhões de vezes mais rápida que o típico modem doméstico e conecta Los Angeles, Portland, San Francisco, Oregon e Seattle, no território norte-americano, a Chikura e Shima, no Japão.
"O Faster é um dos cabos submarinos que conectam diferentes partes do mundo e que, em conjunto, integram uma importante espinha dorsal que contribui para o funcionamento da internet", afirmou o vice-presidente de infraestrutura do Google, Urs Hölzle.
A Microsoft e o Facebook trabalham agora na construção cabo de internet de alta velocidade através do fundo do Oceano Atlântico. O equipamento, chamado "MAREA", está previsto para o final de 2017, com o objetivo de responder à crescente demanda de conexões de dados mais rápidas e confiáveis dos clientes de companhias tecnológicas.