Atualização do Windows 10 traz Cortana em português
Pacote também inclui melhorias de segurança para cerca de 350 milhões de dispositivos
Uma grande atualização para o Windows 10 foi liberada nesta segunda-feira (2), aproximadamente um ano após o lançamento do sistema operacional da Microsoft. A fabricante de software começou a testar o pacote em dezembro e agora todos os usuários podem experimentar os novos recursos e melhorias, de forma gratuita. Um dos principais destaques fica por conta da assistente pessoal Cortana, que agora é capaz de entender comandos de voz e texto em português.
A partir de comandos de voz do usuário, a Cortana é capaz de escrever lembretes, criar alarmes e pesquisar dados sobre clima e trânsito, por exemplo. A assistente pessoal agora estará disponível também na tela de bloqueio, permitindo que os donos de dispositivos com Windows 10 realizem atividades, como reproduzir músicas, por exemplo, sem precisar desbloquear o aparelho.
O download também inclui o recurso Windows Ink, em que o usuário pode escrever e desenhar com o dispositivo como se estivesse utilizando papel. Para isso, é necessário que o aparelho tenha uma tela sensível ao toque.
Em termos de segurança, o Windows 10 permitirá aos usuários realizar login em aplicativos e sites sem o uso de senha – a autenticação poderá ser feita através de impressões digitais ou reconhecimento facial. Já o Windows Defender passará a permitir a programação de verificações rápidas automáticas durante o dia, fornecendo resumos cada vez que a tarefa for concluída.
A Microsoft também está levando mais eficiência para o seu navegador. O Microsoft Edge, substituto do Internet Explorer, receberá melhorias para economizar energia e memória do dispositivo. Além disso, as extensões para o browser estarão disponíveis na loja Windows Store e irão suportar padrões modernos da web, como HTML5, CSS3 e ARIA.
A fabricante diz que o Windows 10 está instalado em 350 milhões de dispositivos. A meta da Microsoft era de atingir a marca do primeiro bilhão até 2018. "Desde a última atualização, em novembro do ano passado, preparamos melhorias significativas para ajudar seu PC a funcionar melhor e durar mais", explica a Microsoft, em um post de blog.