Hackers podem roubar impressões digitais a partir de fotos

Pesquisadores japoneses alertam que a tecnologia de reconhecimento digital está atraindo atenção dos criminosos

por Nathália Guimarães sex, 27/01/2017 - 12:34
Pexels Cientistas japoneses copiaram impressões digitais com base em fotos tiradas por uma câmera digital Pexels

Pesquisadores japoneses dizem ter copiado com sucesso dados de impressões digitais de uma foto de uma pessoa fazendo o símbolo de paz e amor com dois dedos, levantando questões sobre o potencial roubo de tais informações.

Os especialistas alertam que a tecnologia de reconhecimento digital está se tornando cada vez mais comum, seja para desbloquear smartphones ou tablets ou até para acessar aplicativos de internet banking. E isso está começando a ser explorado por criminosos.

Os cientistas japoneses copiaram impressões digitais com base em fotos tiradas por uma câmera digital a 3 metros de distância do indivíduo. "Fazer um sinal de paz na frente da câmera, por exemplo, pode tornar as impressões amplamente disponíveis", explicou o pesquisador Isao Echizen ao jornal Sankei Shimbun, que publicou a pesquisa.

O professor disse que a qualidade das câmeras dos smartphones e tablets já atingiu um nível onde os dados de impressões digitais podem ser obtidos de um selfie. "Se alguém hackear sua senha, você pode mudá-la, mas você está preso eternamente com as impressões digitais com as quais nasceu", informou.

A NTT Docomo, a maior operadora móvel do Japão, disse que não recebeu nenhum relatório de uso indevido de dados de impressões digitais em dispositivos de clientes. "Continuaremos a monitorar cuidadosamente a situação", disse o porta-voz Yasutaka Imai.

LeiaJá também

--> Hackers roubam dados de grande corretora brasileira

COMENTÁRIOS dos leitores