Desligamento do sinal analógico é adiado em quatro estados
Emissores de TV solicitaram mudança no cronograma à Anatel por problemas técnicos
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou, nesta quarta-feira (19), a modificação do calendário de desligamento da TV analógica para o segundo semestre de 2017. Em quatro agrupamentos de municípios - Fortaleza (CE), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG) e no interior de São Paulo - o processo foi adiado. O cronograma foi mantido no Recife, para julho, e também no Rio de Janeiro e Vitória, para outubro.
Segundo a Anatel, a principal razão apontada por algumas emissoras de TV para as mudanças de datas foram problemas técnicos para a instalação de estações de televisão em Belo Horizonte e no interior de São Paulo. Também existem dificuldades na produção de kits, composto por uma antena, um conversor e um controle remoto.
As empresas de telecomunicações concordaram com o adiamento desde que fosse mantido o calendário de ativação da tecnologia 4G/LTE no próximo ano. Quando o sinal da TV digital for definitivamente estabelecido no Brasil, em 2018, a frequência de transmissão que os canais abertos ocupam será usada para transmitir a internet móvel de alta velocidade.