Anatel adia bloqueio de celulares piratas no Brasil

Número de telefones afetados pela medida ainda é desconhecido

por Nathália Guimarães qua, 12/07/2017 - 11:49
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Celulares irregulares serão impedidos de se conectarem às redes das operadoras Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) adiou nesta semana o bloqueio de celulares piratas no Brasil. Inicialmente, os aparelhos irregulares seriam impedidos de se conectarem às redes das operadoras em setembro, mas o prazo foi estendido para 28 de novembro. Segundo a Anatel, o número de telefones afetados pela medida ainda é desconhecido.

Serão bloqueados apenas aqueles celulares que forem ativados após a data que as operadoras começarem a enviar mensagens aos usuários informando sobre a medida. Estes dispositivos são vendidos no Brasil de maneira irregular, sem certificação da Anatel e não têm o número de identificação IMEI, único para cada aparelho comercializado.

Eles costumam chegar ao território nacional contrabandeados e normalmente são encontrados à venda por preços mais baixos que o normal. A medida não coloca em risco o uso de dispositivos comprados no exterior, desde que haja um IMEI válido.

Para conferir qual o IMEI de seu aparelho basta digitar o código no discador *#06# para exibi-lo na tela do celular. O consumidor deve comparar se o número é o mesmo que consta na caixa do equipamento e também na nota fiscal. Caso haja disparidades, é provável que o telefone seja pirata.

LeiaJá também

--> Justiça diz que Apple engana sobre memória de iPhones

COMENTÁRIOS dos leitores