Teste reprova 99% dos carregadores piratas de iPhone
3% dos acessórios testados são tão mal projetados que apresentaram riscos de eletrocussão ao usuário
É melhor pensar duas vezes antes de tentar economizar na hora de comprar um carregador para iPhone. Isso porque pesquisadores da organização internacional de testes de segurança UL atestaram que 99% dos carregadores piratas para smartphones da Apple não são considerados minimamente seguros para o uso cotidiano. As informações são do site ConvergeCom.
O perigo vai ainda além - 3% dos acessórios testados são tão mal projetados que apresentaram riscos de eletrocussão ao usuário. Os testes foram feitos com 400 carregadores piratas encontrados em vária partes do mundo. Deste total, apenas três exemplares conseguiram bons resultados.
De acordo com os pesquisadores, os problemas são quase sempre relacionados a falhas fundamentais no projeto dos aparelhos ou na manufatura. Estes carregadores problemáticos podem comprometem até mesmo a bateria dos smartphones mais modernos do mercado.
"As baterias são componentes críticos quanto à segurança elétrica em quaisquer aplicações e devem ser projetadas, entre outros, para resistir ao calor e aos esforços mecânicos, além de dispor de circuitos de proteção para evitar eventual sobrecarga e descarga forçada", informou o gerente de operações da divisão Consumer Technology da UL do Brasil, José Antonio de Souza Junior, em entrevista ao site ConvergeCom.
LeiaJá também
--> Apple derruba preço de vários modelos do iPhone no Brasil
--> Apple apresenta inédito iPhone X, iPhone 8 e iPhone 8 Plus